Marcadores

Tranduza (Translate)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Vídeo: Receita de Pão Sem Glúten de Liquidificador


Caso não possua a forma de pão, adquira a sua de aço inox aqui (site com pagseguro) ou de cerâmica atóxica aqui (site com pagseguro).


Receita de Fermento sem Transgênicos e sem Alumínio


Prepare em casa seu próprio fermento para bolo. Isso porque os fermentos comerciais, além do fermento, contém alumínio, um metal capaz de causar muitos danos no nosso organismo.
Nos Estados Unidos há marcas de fermentos sem alumínio para vender em diversos supermercados, mas aqui, com apenas uma ou duas marcas dominando o mercado, nunca vi. Então, vamos fazer em casa!
O fermento para bolos, como o próprio nome diz, é um agente fermentador normalmente usado em receitas com ingredientes alcalinos. Um dos ingredientes ativos do fermento é o bicarbonato de sódio, que quando hidratado, libera dióxido de carbono, que faz os bolos crescerem.
O cuidado de evitar fermentos com alumínio em sua composição é primeiro um cuidado gastronômico. Paladares mais apurados são capazes de sentir um gosto levemente metálico em receitas onde tenha sido usado um fermento contendo alumínio.  Em segundo lugar, mas não menos importante, é a sua saúde: existem estudos associando a ingestão de alumínio com taxas mais elevadas de Mal de Alzheimer. Na dúvida, melhor evitar!
Ingredientes (faz uma colher de chá):
  • 1/2 colher de chá de cremor tártaro (você encontra em muitos supermercados, pertinho dos temperos desidratados)
  • 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio.

Uma medida apenas desse fermento, como descrita acima, é super suficiente para qualquer receita .

Caso não encontre o cremor tártaro, substitua o ingrediente ácido da receita por vinagre, suco de limão para ativar o bicarbonato. Use 3/4 de colher (chá) de bicarbonato com 1 colher (sopa) de vinagre ou de suco de limão.


Modo de Preparo:

Mais simples impossível, é só misturar tudo e usar!

Você pode preparar uma quantidade maior e acondicionar num recipiente de vidro com tampa hermética – deixa ainda mais prático!

Fermentos, caseiros ou não, não possuem prazo de validade indefinido, portanto se você não usa muito, prepare na hora apenas a quantidade necessária para a receita – é fácil demais! – e lembre-se de só misturar o fermento ao final da receita.

Guarde seu fermento num local fresco e abrigado da luz, mas nunca na geladeira, onde o ar é normalmente muito úmido e pode estragar o fermento.

Para saber se o seu fermento ainda está bom, uma dica simples: adicione meia colher de chá do fermento em meia xícara de água fervente. Se a água borbulhar (e deve borbulhar muito), o fermento está bom ainda. Se nada acontecer, jogue esse fermento fora!

http://pat.feldman.com.br/fermento-para-bolos/

http://cupcakes.blog.br/geral/fermento-po-bicarbonato-sodio/