Marcadores

Tranduza (Translate)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Como fazer seu Desodorante Natural Caseiro


 

Editado em 30/09/2014.

Ter uma boa dieta alimentar e beber bastante água pode realmente reduzir os odores corporais, mas às vezes você precisa de algo mais. Claro, os antitranspirantes convencionais funcionam bem, se você não se importar de intoxicar seu corpo diariamente difundindo nas suas axilas substâncias tóxicas e responsáveis por Alzheimer e câncer de mama, tais como, o alumínio, triclosan e outros. Aqueles que têm procurado uma opção mais natural e econômica, devem ter notado que há uma série de desodorantes naturais, só que caros e ineficientes. Na minha busca encontrei uma receita que funciona e ainda é saudável.

O bicarbonato de sódio puro funciona bem. Caso você possa fazer o seu próprio desodorante, ambas receitas abaixo funcionam muito bem. Eu prefiro a suavidade da primeira receita, mas se você não tem manteiga de karité, a segunda receita também funciona. 

Desodorante Receita 1

- Ingredientes:
1/3 de xícara (ou de copo de americano) de Óleo de coco virgem;
1/3 de xícara de bicarbonato de sódio;
1/2 de xícara Manteiga de Karité;
1/2 de xícara de Araruta (opcional) ou polvilho azedo;
Óleos essenciais: 5 gotas de Tea Tree (é bactericida) e 10 gotas de óleo de hortelã (opcional).

- Instruções:
derreta a manteiga de karité e óleo de coco em banho-maria em fogo médio;
retire do fogo e adicione o bicarbonato de sódio e araruta (se você não tiver araruta, use mais bicarbonato de sódio ou polvilho);
misture bem;
adicione os óleos essenciais e despeje em um recipiente de vidro para armazenamento. Ele não necessita de ser armazenado na geladeira.


Desodorante Receita 2 (eu, Sílen, fiz esta e gostei muito)
- Ingredientes:
1/6 de xícara (ou de copo americano de Óleo de coco virgem;
1/4 de xícara de bicarbonato de sódio;
1/4 de xícara de araruta ou polvilho azedo;
óleos essenciais (opcional), o óleo de Tea Tree ou Melaleuca é bactericida, pode-se acrescentar 5 gotas que irá potencializar o efeito do desodorante e 10 gotas de óleo de hortelã para aromatizar.

- Instruções:
misture o bicarbonato de sódio e araruta em uma tigela de tamanho médio;
mexer o óleo de coco com um garfo até ficar bem misturado;
adicionar os óleos essenciais, se desejado.

Depois de algumas semanas de uso natural, eu notei um efeito colateral inesperado ... Eu não estava suando tanto. Meses mais tarde, e eu percebi que o suor diminuira mais ainda.

OBS: Substituí o amido de milho por polvilho devido ao primeiro ser transgênico. Dê preferência ao óleo de coco extravirgem orgânico o qual possui mais nutrientes e é livre de toxinas do processo de refino e de agrotóxicos.

Se você não quer ou tem tempo para fazer, pode comprar aqui seu desodorante orgânico com quase todos ingredientes seguros. Este é o melhor desodorante que encontrei à venda no Brasil:  

Desodorante Rollon de Melaleuca, Alecrim e Sálvia 70ml - Preço: R$ 25,90 -Cativa Natureza possui certificação IBD. Desenvolvido com insumos orgânicos rastreados. Permite a sudorese natural, previnindo e neutralizando os maus odores da transpiração. Um desodorizador refrescante que elimina bactérias indesejadas, mesmo sendo livre de antiperspirantes, tais como sais de alumínio. Em razão da fórmula natural do desodorante, você pode reaplicá-lo quantas vezes julgar necessário ao longo do dia.

Composição: Aqua, alcohol, Melaleuca alternifolia orgânic leaf hidrolat, glycerin, dehydroxanthan gum, potassium sorbate, Cananga odorata oil, Melaleuca alternifolia organic leaf oil, Rosmarinus offcinalis organic oil and Salvis sclarea organic oil. 




Opção importada aqui.


 

Referências:

http://wellnessmama.com/1523/natural-deodorant/

http://theorganicsinstitute.com/tag/potassium-sorbate/