Marcadores

Tranduza (Translate)

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Como Acabar com as Pulgas, Carrapatos e Vermes do seu Bichinho sem Envenená-lo

                               
Editado em 22/11/2014.


Quem tem cão e os vê com pulgas e carrapatos, sabe como é complicado se livrar dessas praguinhas.

Veja abaixo porque devemos optar por soluções naturais:
"...A prescrição usual à base de produtos químicos utilizados pelos veterinários contra pulgas e carrapatos como colares ou spray e gotas tópicas em grandes doses pode causar problemas respiratórios, tremores, vômitos, irritações de pele, dano permanente do nervo e até morte, ou seja, sintomas de envenenamento.
Alguns cães sofreram queda de pelo e feridas ao redor do pescoço, onde foram usadas coleiras de pulgas ou onde as gotas tópicas foram aplicadas, além das emanações químicas emitidas por esses produtos poderem afetar negativamente a todos na casa. 
Você sabia que o fígado e os rins de seu cão são afetados negativamente pela utilização de produtos químicos comerciais como antipulgas, vermífugos e remédios para dirofilariose (parasita do coração)? Componentes químicos tóxicos destes produtos pode acabar por resultar em insuficiência renal, danos ao fígado, a ponto deste não consegue filtrar o sangue e insuficiência hepática completa. A química circulando pelo corpo através do sangue, pode contribuir para outros problemas de saúde mais complicados, tais como diabetes e artrite, para citar dois dos mais comuns efeitos colaterais a longo prazo.
 
Estas drogas tóxicas também podem causar erupções cutâneas graves, perda de cabelo, crises epiléticas e danos cerebrais.
 
A lista de efeitos secundários adversos é grande. Ainda assim as pessoas continuam a usar esses medicamentos por não saberem o que usar em vez disso."(fonte)

Infelizmente não é difícil constatar os malefícios que tais produtos químicos podem causar em seus bichinhos. A primeira vez que o veterinário aplicou aqueles antipulgas tópicos no meu gato, ele passou muito mal, vomitou, babou, miou esquisito... Fiquei apavorada e tentei amenizar o efeito aplicando bastante água no local; a minha cachorrinha além de ter ficado inquieta, também vomitou e ainda continuou com pulgas, sendo que o que ela tinha usado é conhecido como um produto de "primeira linha". Dias depois, percebi algumas erupções no couro.
Confesso que, até então, assim como muitos, era leiga quanto a todos esses problemas que o uso destes químicos podem ocasionar nos animais.

A Ana Corina resumi
u e agrupou as formas mais naturais de combater pulgas, carrapatos e vermes nos peludos. O post na íntegra no link Deixe seu pet livre de pulgas, carrapatos e produtos químicos.
A Ana fez um resumão baseado nos vários posts sobre o assunto do blog Mãe de Cachorro. Espero que seja útil!

No blog dela tá tudo linkadinho, cada produto pode ser encontrado facilmente! Aqui a veterinária Carmen Cocca acrescentou alguns itens que também indicada e aprova. Todos os que recomendou vocês encontrarão na Loja Virtual Bicho Integral .

Controle em cães e gatos
  • O suplemento em pó Estibion Plus Neem mata pulgas e carrapatos em cães e gatos. Onde comprar: pet shops, agropecuárias ou na internet.
  • A marca DogNeem possui produtos à base de neem para uso no banho e no controle de infestações do ambiente. Onde comprar: pet shops, agropecuárias ou na loja da DogNeem na internet.
  • Já a marca Preserva Mundi, nos disponibiliza produtos orgânicos e biodegradáveis a base de Neem, um repelente natural e muito eficiente no controle de carrapatos e mosquitos. São eles:
  1. Repel Neem Concentrado que após diluição em água pode ser aspergido sobre os animais e o ambiente.
  2. Repel Neem Pronto pra uso com aspersor acoplado ao frasco e sem necessidade de diluições.
  3. Sabonete Pet Contra Pulgas e Carrapatos para uso no banho (Composição: Óleos Saponificados de Palma, Palmiste, Arroz, Neem e Mamona e Óleos Essenciais de Citronela, Eucalipto e Laranja-doce) ou este (composição: Óleos vegetais saponificados de: oliva, coco licuri, mamona, neem, linhaça dourada; óleos essenciais de: melaleuca, citronela, laranja; aditivo: extrato de própolis).
Dicas importantes:
• Pulgas e carrapatos preferem atacar cães e gatos com imunidade baixa, manter seu peludo com boa imunidade ajuda a deixar os invasores longe!
• Ter boa imunidade passa por estar no peso ideal (nem gordinho, nem obeso!).
• Alho cru picadinho oferecido para cães (NUNCA para gatos) aumenta a imunidade e age como repelente dos vampirinhos. Dosagem: 1/5 de um dente médio de alho para cada 10 kg de peso do cachorro.
• Uma colher de café ou de chá de levedura de cerveja em pó, dependendo do porte do animal, também reforça a imunidade.
• Uma colher de sobremesa de vinagre de maçã na vasilha de água onde seu cão/gato bebe ajuda a manter pulgas e carrapatos afastados.

Controle do ambiente:
  • Faça um controle rigoroso do ambiente, sempre retirando cães e gatos do local para dedetizá-lo e aspirá-lo, mesmo que os produtos utilizados sejam naturais.
  • Misture óleo de neem na proporção de 100 ml de óleo para 5 litros de água, pulverize casinhas, quintais, paredes, carpetes, tapetes, pisos e todo o ambiente onde há infestação!
  • Atenção redobrada para pisos de madeira, carpetes e tapetes, todos ótimos condomínios das malditas!
  • Dê banho de sol nas casinhas, camas, roupas e roupas de cama dos peludos, de preferência todos os dias.
  • A marca DogNeem vende o óleo de neem para controle de infestações do ambiente. Onde comprar: pet shops, agropecuárias ou na internet.
  • A marca Estibion vende óleo de neem para controle de infestações do ambiente. Onde comprar: pet shops e agropecuárias ou pela internet.
  • Também da marca Preserva Mundi, o Repel Neem Sachê para fixação em paredes e rodapés
  • Mantenha o quintal e as instalações de cães e gatos sempre limpos!

Receitas caseiras para matar pulgas e carrapatos:
  • Técnica caseira para matar as pulgas: colocar uma bacia com água misturada com detergente no local da infestação, agitar bem até que se forme espuma, em seguida coloque uma luz forte em cima da bacia. As pulgas são atraídas pela luz que se reflete na água com espuma e pulam dentro da bacia morrendo em seguida.
  • Mistura com cânfora e cravo da índia:
    - 1 litro de álcool
    - 30 pedras de cânfora
    - 1 pacote pequeno de cravo da índia
    - 1 copo (americano ou 200 ml) de vinagre de vinho branco (IMPORTANTE: não tem adição de água)
Modo de Preparo:
Misture tudo e deixe em infusão até dissolver a cânfora e
coloque em um borrifador de plantas.
Use bastante nos cães e gatos, nas casinhas deles, utilize aspirador de pó dentro de casa e descarte o lixo em sacos fechados em seguida e borrife ou passe pano na casa com esta solução.
Serve como repelente contra mosquitos em humanos também.

Tenho 26 peludos em casa e não tenho NENHUMA pulga. Carrapatos aparecem às vezes, pois o vento os trazem, mas morrem na hora! Quando chega um peludo resgatado da rua, antes do banho borrifo esta solução neles e os envolvo em uma toalha.
As pulgas saem mortas e os carrapatos quase morrendo!

Banho de arruda: espanta parasitas como pulgas e carrapatos. Primeiramente, prepare uma infusão com 20 g de folhas de arruda em 1 litro de água quente (sem ferver) e após esfriar, use como a última água de enxágue no banho. Deixe secar naturalmente.

Galhos da erva-de-santa-maria: possui efeito repelente, coloque sob a cama de cães e gatos.

Somente para os cães, há muitas e boas opções também dentro da Aromaterapia, óleos essenciais repelentes como eucalipto, cedro, lavanda, gerânio, alecrim, abeto, citronela, capim-limão, hortelãs (prefiro a hortelã-verde para este caso - mentha spicata), tea tree, ylang ylang, limão e laranja, para citar os mais comuns e fáceis de encontrar. Pesquisas tem apontado o óleo essencial de laranja (d-limoneno) como destaque tóxico à pulgas e carrapatos. Veja abaixo algumas dicas para tratar seu amigo e o ambiente afetado:Sabonete Pet
  • no banho, adicione nos shampoos para cães. Para 100ml use 10 gotas do óleo essencial de laranja e misture bem. Uma receita de shampoo natural: 1 xícara sabonete líquido neutro ou sabão de coco derretido (pique e derreta em água morna) + 1 xícara (ou copo americano) de vinagre de maçã ou de vinho branco + 1/3 glicerina líquida vegetal + 1/4 de água filtrada. Ou você pode utilizar este shampoo que contém óleos essenciais e além de ser livre de substâncias tóxicas e alergênicas e é naturalmente repelente para pulgas e carrapatos. Ou ainda, use este sabonete (da Saboaria Sal da Terra) ou este sabonete (cold process da Sementes de Gaia Saboaria), com os mesmos benefícios do shampoo, que apesar de ser indicado para cães com pelagem curta também pode ser usado em cães de pelagem longa. Passe o sabonete sempre no sentido dos pelos, como se fosse um giz, em vários locais e ensaboe normalmente, espere alguns minutos e enxágue. O sabonete em barra remove melhor a oleosidade do que o líquido;
  • na última água do banho, despeje gotinhas do óleo essencial de lavanda e de alecrim (dose de 2 a 5 gotas, de acordo com a quantidade de água X tamanho do cão), agite bem e deixe o cão secar ao ar livre. Além de protegido, ficará com pelo brilhante. Se tiver alecrim fresco (ferva água, desligue o fogo, adicione as ervas e tampe o recipiente por 3 minutos e deixe esfriar) e utilize como a última água do banho e acrescente opcionalmente a lavanda. Cuidado com os olhos do cão;
  • óleos vegetais (de coco virgem, semente de uva ,...) + óleos essenciais em cachorros com pelagem curta são uma boa solução que pode ser feita no dia do banho, isso ajuda a eliminá-las mais facilmente durante o enxágue, uma vez que irão absorver uma parte dos óleos aplicados. Ou, diariamente até a total eliminação, prepare o óleo vegetal + óleos essenciais (ótimos resultados com óleo de laranja doce a 10%), molhe em algodão e passe na região onde as pulgas se concentram mais, por serem áreas mais quentes (pescoço, abdômen, virilha, base da cauda, próximo aos órgãos genitais, axilas);
  • vinagre (prefira o de vinho branco ou o de maçã) também é repelente e diminui a coceira, misture igual proporção de vinagre e de água, e adicione os óleos essenciais - agite antes de usar - pode ser aplicado com auxílio de um pano. Se você puder comprar o vinagre de maçã orgânico é ainda melhor, pois não contém conservantes nocivos.
  • um borrifador contendo água filtrada e óleos essenciais repelentes, também deve ser pulverizado frequentemente na cama e/ou casa do cachorro, no cachorro e no ambiente. Pode-se adicionar sal. Agite bem antes de borrifar;
  • uma coleira com óleos essenciais: pode ser feita com feltro ou uma corda de fibra de algodão grossa. Mergulhe-a em óleos essenciais repelentes, deixe secar bem. Ou aplique 2 gotas dos óleos citados na parte de dentro de uma coleira comum. Poderá inclusive acalmá-lo, no caso do uso de óleos essenciais calmantes como laranja, abeto, cedro e lavanda.
Atenção: todas as dicas com óleos essenciais são apenas para os cães. Gatos e aromaterapia infelizmente não combinam. Eles não suportam cheiros fortes e no caso de óleos essenciais, mesmo que extra diluídos, seja qual for o uso, os gatos não os metabolizam, o que pode ser tóxico ao longo do tempo. Se tiver cães e gatos, se assegure de aplicar os óleos longe dos gatos, mesmo os borrifadores, aplique em locais que estejam arejados e onde os gatos não permanecerão.

O combate às pulgas e carrapatos por aromaterapia nos cães precisa ser frequente e realizado com ações conjuntas para bons resultados, e no verão a atenção precisa ser redobrada. Comece com as dicas de banho, deixando os produtos agirem no animal de 5 a 10 minutos, antes do enxágue. Use o pente fino para pulgas.
Caminhas de cães podem virar verdadeiros ninhos. Lave-as frequentemente. E mantenha ervas frescas ou mesmo secas nas camas como: alecrim, manjericão, louro, hortelã, citronela, capim-limão, eucalipto, erva-de-santa-maria ou pétalas de rosa (de preferência as de jardim); ou use as dicas com os óleos essenciais e sprays citados acima.

Nem sempre vemos as pulgas, se notar sujeira no cão como uma areia preta, há pulgas, esta sujeira são seus excrementos.

Não se esqueça de fazer as aplicações com óleos nos cães sempre evitando o contato com os olhos. Quanto à lambida do cachorro nos pelos após a aplicação destes óleos diluídos, não há problemas, porém alguns óleos podem deixá-lo mais preguiçoso e dorminhoco!
Outro item importante é a alimentação, já que o sistema imunológico dos cães estando bem, a probabilidade de infestação de pulgas é bem menor. 

Seguem outras opções para o combate às pulgas e carrapatos, estas podem ser utilizadas em gatos:

Cuidando Do Local e Diretamente Do Animal
  • Se tratando do local em que seu animal vive, devemos aplicar um carrapaticida natural por todo o ambiente e repetir essa aplicação depois de 15 dias, e procure acabar com todas as frestas e com todos os buracos para que não fiquem ovos e larvas, você também deve mudar o produto aplicado a cada duas ou três aplicações para que o carrapato não fique resistente ao tratamento.
Algumas Receitas Caseiras
  • Você também pode aplicar uma solução preparada com duas colheres de vinagre de vinho branco com uma colher de sopa de álcool de cereais em um litro de água, lave seu animalzinho de estimação e depois aplique esta mistura pelo seu corpo inteiro principalmente nas suas patinhas, não se esqueça de limpar a casa ou o canil com a mesma mistura caseira;  
  • Podemos aplicar um chá de Capim Cidreira, que pode ser feito em casa, basta colocar um litro de álcool de cereais em um recipiente fechado e preencha metade dele com erva cidreira fresca (aquela de folha comprida). Aguarde 24 horas e então dilua a solução em 10 litros de água e adicione 10 colheres de sopa de sal. Armazene em 5 garrafas pet de 2 litros e passe esta mistura na casa toda, inclusive no quintal e no canil, 2 (duas) vezes por semana;
  • O chá de cravo da índia também é eficaz para afastar os carrapatos e as pulgas e deixa um aroma agradável. Prepare a infusão (chá), deixe esfriar e quando estiver terminando o banho do seu bichinho, aplique-a no último enxágue.
Eu, Sílen, possuo uma cachorrinha de 4 kg e só misturo uma fatia fina de alho cru diariamente com um pouco de carne crua e a ração Hercosul Biofresh e às vezes utilizo óleos essenciais no banho. Só isto foi suficiente para impedir que ela pegasse pulgas.
Busque sempre por alternativas mais naturais possíveis, como por exemplo, o uso de vinagre, óleos essenciais e fitoterápicos para tratar o seu cãozinho. Isto somado à uma dieta equilibrada, a base de carnes, vísceras (preferencialmente de animais orgânicos), vegetais ou ao menos de uma ração sem adição de cereais (transgênicos) e de conservantes tóxicos, irão garantir anos de vida adicionais e cheios de saúde ao seu bichinho! Cães e gatos ambos têm uma necessidade nutricional por carne, ossos (crus) e vegetais. Eles não têm a necessidade de ingerir grãos. Na verdade, na dieta ancestral, grãos e sementes não eram consumidos, a menos que eles tivessem sido previamente digeridos por sua presa. Saiba como preparar esta dieta balanceada orientada por veterinária neste link. Caso prefira dar alguma ração, eu sugiro esta marca (sem transgênicos, cereais e sem conservantes cancerígenos) e que a complemente com os alimentos citados feitos com um pouquinho de sal marinho integral. 

Referências: