Marcadores

Tranduza (Translate)

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Pomada para Assaduras Caseira Sem Substâncias Tóxicas

Homemade Natural Diaper Cream Recipe
Editado em 09/06/2015.

Amo usar produtos naturais para todos os meus cuidados pessoais e limpeza doméstica, mas se você não está pronto para "entrar nessa onda natureba" de desodorante e creme dental naturais, pelo menos considere o uso de produtos naturais nos seus filhos! 

A maioria das crianças estão expostas a um número assustador de produtos químicos diariamente, e até mesmo os bebês nascem com produtos químicos no sangue do cordão umbilical. A maioria dos produtos para bebês e xampus contêm produtos químicos e muitos não são nada seguros para o bebê. Por exemplo, muitos xampus infantis (incluindo o Johnson's baby) têm algumas das piores classificações químicas e o óleo de bebê é apenas óleo mineral proveniente do petróleo com adição de algumas fragrâncias (artificiais) também derivadas do petróleo, os ftalatos. A pele perfeita de uma criança ou bebê absorve tudo colocado sobre ela, por isso produtos naturais são extremamente importantes!

Existem pouquíssimas empresas que fazem produtos de cuidados com o bebê naturais, como a Weleda, mas a maneira mais fácil e barata é fazer o seu próprio produto. Na verdade, você pode simplesmente usar o óleo de coco puro para tudo, desde a limpeza, hidratação e para o tratamento de assaduras, mas se você preferir uma pequena variação, confira essa receita! 


Creme Natural para Impermeabilizar Fralda de Pano ou Pomada para Assaduras Natural 
Comecei a usar fraldas de pano no meu terceiro filho e eu nunca mais vou voltar atrás! Não só é muito mais barato, mas é mais natural, saudável para o bebê e muito mais fácil do que eu esperava, após ter ouvido histórias de terror da minha mãe sobre as fraldas de pano. Graças ao uso de fraldas de pano e à uma melhor nutrição, meus bebês muito raramente têm assaduras. Pomadas antiassaduras industrializadas jamais deveriam ser usadas em fraldas de pano, elas impregnam um cheiro de peixe que não sai, não importa o quanto você as lave. 
Após muita pesquisa e alguma tentativa e erro, eu finalmente criei um creme para impermeabilizar fraldas de pano ou para usar nas assaduras que é seguro e que funciona tão bem quanto as versões compradas. Ele pode ser usado diretamente nas fraldas de pano, mas eu prefiro apenas passar num pedaço de tecido, como o de uma camiseta velha, e forrar a fralda com isto, assim evito roupa suja extra.

Ingredientes:

  • 1/4 xícara de manteiga de karité;
  • 1/4 xícara de Óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de pastilhas ou raspas de cera de abelha;
  • 2 colheres Óleo Fermentado de fígado de Bacalhau; 
  • 2 colheres de sopa em pó de óxido de zinco (não-nano);
  • 1 colher de sopa de Argila Bentonita;
  • Opcional: Algumas gotas de óleo essencial de camomila ou calêndula.
Modo de Preparo:
Misture a manteiga de karité, óleo de coco e cera de abelha em banho-maria ou numa tigela de vidro sobre uma panela pequena com uns 3 cm de água.
Ferva e derreta os ingredientes. Eu reservei uma vasilha de vidro apenas para preparar produtos de beleza, uma vez que é difícil limpá-los depois de fazer qualquer coisa com cera de abelha ou óxido de zinco. 
Retire do fogo e adicione o óleo de fígado de bacalhau fermentado, óxido de zinco, argila bentonita e Óleo Essencial (se estiver usando). 
Mexa com cuidado, quando começar a esfriar. Eu recomendo usar um palito de picolé descartável para mexer que possa ser descartado depois. 
Despeje no recipiente (de vidro) que você vai usar para armazená-lo e mexa mais algumas vezes enquanto esfria. 
Guarde em um recipiente hermético em um lugar fresco e seco por até 3 meses. 
Use conforme necessário nas assaduras. 

Por que usei esses ingredientes? Eu os escolhi para esta receita de pomada para assaduras natural por uma razão muito específica: juntos eles são muito eficazes no combate às assaduras. Para esta receita, eu uso:

  • Manteiga de Karité - Eu uso isso como um dos ingredientes fundamentais na fralda creme caseiro porque contém as vitaminas lipossolúveis A e E. É calmante para a pele e tem um FPS natural de cerca de 6. Além disso, ele ajuda a proteger a pele do ressecamento, uma vez que contém cinco ácidos graxos essenciais. As duas marcas que eu usei foram esta da Mountain Rose Herbs (minha favorita) e esta.
  • Óleo de coco - Eu uso o óleo de coco para tudo, mas é especialmente útil no creme, uma vez que é naturalmente antibacteriano e antifúngico. Ele é realmente muito eficaz em muitos tipos de assaduras se usado sozinho, mas é potencializado quando combinado com estes outros ingredientes. Eu uso este óleo de coco, mas qualquer óleo de coco não refinado vai funcionar.
  • Cera de Abelha - Proporciona uma barreira protetora para a pele e ajuda a emulsionar os outros ingredientes. Eu usei essa cera da Mountain Rose Herbs e esta.
  • Óleo de fígado de bacalhau fermentado líquido - Um ingrediente secreto para ajudar a cicatrizar a pele assada do bebê. O óleo de peixe é muitas vezes usado em cremes de fraldas convencionais, mas a Weston A. Price Foundation recomenda óleo de fígado de bacalhau fermentado como primeiro alimento e também para ser usado no bumbum do bebê, uma vez que é uma boa fonte de vitaminas lipossolúveis e bebê vai absorver apenas o que é necessário pela pele. Este ingrediente é opcional, mas útil. Eu prefiro este Óleo Fermentado de Fígado de Bacalhau, mas para esta receita, um óleo de fígado de bacalhau regular de alta qualidade funciona bem. Note que pode ficar rançoso se você não usar o creme dentro de três meses. Atenção: Não compre os óleos Scott ou Biotônico, não são puros e contém diversos aditivos artificiais prejudiciais à saúde!
  • DHA / EPA (Opcional) - Eu recentemente comecei a tomar este tipo de ômega-3, além do óleo de fígado de bacalhau e eu abri algumas cápsulas e acrescentei à pomada. 
  • Óxido de zinco - é insolúvel em água e quando misturado com os outros ingredientes, os torna à prova de água e evita que a pele resseque. Eu uso este óxido de zinco não-nano.
  •  Argila Bentonita - ajuda no controle da umidade e combate bactérias que podem estar fazendo erupção cutânea piorar. Eu gosto desta marca.

Se você não quiser fazer a pomada ou não tiver tempo, sugiro o creme de calêndula da Weleda para seu bebê, compre aqui ou em farmácias, esta marca é a melhor que encontrei no Brasil.

Referência:


http://wellnessmama.com/17140/natural-diaper-cream-recipe/