Marcadores

Tranduza (Translate)

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Aprenda a Fazer Sabão com Óleo de Cozinha Usado

Essa receita de sabão é de alta qualidade, possui menos química nociva e mais amigável ao meio ambiente, além de ter um poder desengordurante e de limpeza muito superior ao do sabão em barra industrializado. Pode ser usado para a limpeza, lavagem de roupas e até da lavagem de louças.
Você já deve saber que o óleo de cozinha usado não pode ser despejado na pia (causa entupimento) e nem descartado de forma incorreta. É bem provável que alguém já tenha te contado alguma história sobre a possibilidade de fazer sabão com óleo usado, mas você já tentou realizar a experiência? Embora eu desaconselhe o uso de óleos vegetais, por serem mais prejudiciais à saúde que as gorduras trans, conforme falado em outro post anterior.
A fórmula abaixo foi a que apresentou melhor resultado final em menos tempo. Para você fazer o seu próprio tablete de sabão, os ingredientes e os materiais necessários são:
 
Ingredientes:
• 1 Litro de óleo de cozinha usado;
• 140 mililitros de água;
• 135 gramas de soda cáustica em escamas (concentração superior a 95%);*  

• 25 mililitros de álcool; 
• 25 mililitros de vinagre.
Extras (opcionais)
• 20 gramas de corante (desnecessários);*• 30 gramas de aromatizantes;**
Materiais
• Recipientes para o molde do sabão (formas específicas, bandejas de plástico ou embalagens longa vida);
• 1 colher de pau;
• Mixer (opcional); 

• 1 par de luvas para lavar louças;
• 1 máscara descartável; 
• óculos de proteção; 
• 1 balde.
* Utilize preferencialmente corantes naturais.
** É aconselhável você utilizar óleos essenciais sem parabenos e ftalatos na composição. Para não correr esse risco, faça a sua própria essência. (Saiba como aqui).
 
Modo de preparo
Em primeiro lugar, coloque os óculos de proteção, as luvas e a máscara. A soda cáustica é altamente corrosiva e deve ser manuseada com muito cuidado. Vamos ao passo a passo:
 
1. Esquente a água até que ela fique morna. Feito isso, despeje-a no balde e coloque a soda cáustica no mesmo recipiente.  Nunca adicione água sobre a soda! Pode provocar uma reação forte e causar acidentes.
Mexa com a colher de pau até diluir - caso use o mixer, tenha cuidado com os respingos. Atenção: não utilize recipientes de alumínio junto com a soda cáustica.
       
2. Depois de retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira), esquente-o um pouco (a uma temperatura de 40°C) e coloque-o dentro do balde com a soda lentamente, pois a reação com a soda cáustica libera muito calor.
      
3. Misture por 20 minutos. A utilização do mixer diminui o tempo de mistura. A consistência ideal é igual ao do leite condensado.
    
4. Adicione o vinagre, os corantes e o aromatizante. Misture por mais um minuto.
           
5. Insira o álcool e mexa bem por 10 minutos para que a mistura não empelote. Nessa etapa, a massa de sabão ganhará consistência rapidamente.
  A sua “gororoba” vai ficar desse jeito:
Agora é só despejar na bandeja de plástico...
  
...e aguardar dois dias, que ela ficará assim:
   
Pronto! Agora é só cortar e você terá pedaços de sabão para usar no seu dia a dia. Recomenda-se, ainda, deixar em processo de cura por mais 45 dias. Esse processo visa garantir a reação completa da soda cáustica, além de permitir o sabão perder a umidade excessiva.

Finalizado o processo de cura, é possível medir o pH do sabão. Utilize um papel tornassol, ou ainda, faça você mesmo um medidor de pH caseiro (saiba como aqui).
Entenda mais sobre os ingredientes da fórmula

Na fabricação do sabão, há uma preocupação acerca da soda cáustica, pois ela é muito corrosiva e teme-se que ela possa ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Contudo, após a reação de saponificação com os óleos, ela perde a alcalinidade, pois os álcalis reagem com os óleos e se transformam no sabão (entenda mais sobre o sabão em barra aqui). Essa receita de sabão não deve ser utilizada para fins cosméticos. Para limpeza geral, é recomendado o uso de luvas.

O vinagre, que já é conhecido pelo seus benefícios à saúde, tem um papel importante em diminuir o pH final do sabão. Dessa forma, o sabão não resseca tanto a pele e é mais ecológico, pois não impacta tanto os corpos hídricos.
 
A adição de corantes e essências depende do seu uso

• Para lavagem de roupas, não adicione os corantes, só coloque o óleo essencial de sua preferência. Certos corantes podem manchar as roupas brancas;

• Para lavar pratos, não é necessário os aromatizantes. Você pode achar desagradável o cheiro nos utensílios;

• Para limpeza doméstica, pode-se utilizar ambos.

OBS: Como todo e qualquer produto de limpeza, mantenha fora do alcance de crianças e animais.

Referência: